Quem sou

GOIÂNIA, Brazil
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Professor da Faculdade de Medicina da PUC - Goiás. Consultório na CLÍNICA ALLURE DE CIRURGIA PLÁSTICA

domingo, 17 de janeiro de 2010

BELEZA APÓS A MATERNIDADE

Você ganhou o maior presente que a natureza oferece a um ser humano: seu bebê. Enquanto o “tesourinho” está protegido no berço, sua mente divaga sobre as mudanças ocorridas em seu peso, barriga, mamas, coxas, entre outras. A possibilidade de uma cirurgia plástica martela seu raciocínio. Mas... E as dúvidas? Quando e como operar? É seguro? Vou prejudicar a mim ou ao meu bebê? Coloco aqui as perguntas mais freqüentes e suas respostas sobre o tema.


1) Quanto tempo após a gestação deve-se esperar para realizar uma cirurgia plástica?
Resposta: Após a gestação, o organismo da mulher volta lentamente à normalidade. A flacidez, edema (inchaço) e manchas da pele podem melhorar com o tempo. Rotineiramente esperamos cerca de um ano para cirurgias que não envolvam as mamas.
2) Por que as mamas têm um tempo diferenciado para a realização de cirurgias?
Resposta: Enquanto houver presença do leite, os riscos nas cirurgias de colocação de próteses ou de reduções mamárias aumentam. Há também o fato de que durante a amamentação o volume mamário é diferente, interferindo na obtenção de uma indicação cirúrgica correta. Em geral, esperamos de seis meses a um ano após findar a amamentação para realizar a cirurgia.
3) E a flacidez da barriguinha, como deve ser tratada?
Resposta: Mulheres que já encerraram sua prole e apresentem flacidez no abdome têm a indicação clássica da abdominoplastia,com retirada da pele flácida e reforço dos músculos abdominais. As mulheres que ainda pretendem engravidar não devem realizar esta cirurgia, e, caso apresentem gorduras localizadas no abdome e em outras partes do corpo podem optar pela lipoescultura, associada ou não à mini-abdominoplastia. Ressaltamos que uma nova gravidez pode danificar todo o resultado obtido em qualquer cirurgia prévia.
4) O que vai acontecer com minhas mamas se eu operar e engravidar posteriormente?
Resposta: Seu maior prejuízo pode ser a perda do resultado obtido na cirurgia. Colocações de próteses dificilmente interferem com a lactação futura. Cirurgias de redução mamária têm mais chance de prejudicarem a amamentação proporcionalmente à quantidade de tecido retirado, ou seja, quanto mais tecido for retirado, maior a chance de alterações numa futura lactação.
5) Meu bumbum ficou mais flácido. Como resolver?
Resposta: Existem duas formas: 1) se a paciente apresenta gorduras em outras partes do corpo, pode-se lipoaspirá-las e enxertar nos glúteos. 2) colocação de próteses de glúteo. Nesta segunda forma de tratamento a paciente deve levar em conta que por um período de dez a quinze dias será difícil pegar seu bebê, pois deverá deitar-se com o bumbum para cima e não deverá se sentar.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O DR. CARLÚCIO LEÃO, CIRURGIAS OU SOBRE A CLÍNICA ALLURE ACESSE:(http://www.allureplastica.com.br/)
O Dr. Carlúcio Moura Leão – CRM-GO 7813 é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Atendendo na Clínica Allure Cirurgia Plástica em Goiânia, dedicando-se a mais de quinze anos ao ensino e realização de Cirurgias Plásticas Estéticas e Reparadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário