Quem sou

GOIÂNIA, Brazil
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Professor da Faculdade de Medicina da PUC - Goiás. Consultório na CLÍNICA ALLURE DE CIRURGIA PLÁSTICA

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PLÁSTICA DE ABDOME



1) Porque minha cicatriz da abdominoplastia ficou pior do que a da cesariana que existia antes?
R: porque a cicatriz de cesariana não está submetida às fortes tensões elásticas sofridas pela cicatriz da abdominoplastia. Na cesariana há pele sobrando e a sutura é feita sem nenhum estress sobre a pele. Na abdominoplastia, a pele é suturada "esticada" e por isso a cicatriz tende a abrir e/ou hipertrofiar.
2) Porque usar uma bolinha dentro do umbigo após a cirurgia?
R: Cicatrizes circulares (como o umbigo), tendem a ficar grosseiras e endurecidas e por vezes, no caso do umbigo chegam a fechá-lo quase por completo. A bolinha dentro do umbigo serve para prevenir que o umbigo se feche.
3) Quanto tempo deverei ficar com os drenos?
R: Drenos de aspiração são colocados na abdominoplastia para retirada de sangue proveniente de pequenos e múltiplos focos de sangramento impossíveis de serem fechados durante a cirurgia. O sangramento é de pequeno volume e os drenos em geral são retirados com um ou dois dias.
4) Porque andar com o corpo "dobrado" para frente?
R: A sutura da pele, como já foi dito, é feita sob tensão, a posição ligeiramente dobrada diminui a tensão da sutura e consequentemente auxilia em uma melhor cicatrização.
5) Podem ser feitas outras cirurgias no mesmo tempo cirúrgico?
R: A combinação de dois ou três procedimentos em um mesmo tempo cirúrgico é comum em Cirurgia Plástica. Combinações como abdome e lipo ou abdome e mamas são seguras e resultam em maior satisfação da/o paciente porque mais áreas corporais são tratadas. Entretanto quanto maior o trauma e o tempo cirúrgico, maiores os riscos. Cada caso e cada possibilidade devem ser discutidos com seu cirurgião.
6) O que ocorre se eu engravidar após uma abdominoplastia?
R: Apenas pessoas que não pretendam ter mais filhos devem fazer esta cirurgia. Uma nova gestação após a plástica de abdome resultará em estrias pois a pele excedente que havia foi retirada; os músculos que foram tratados voltarão a ficar flácidos; o resultado obtido com a abdominoplastia será perdido.